A mordida cruzada acontece quando os dentes da arcada superior (maxila) se sobrepõem aos dentes da arcada inferior (mandíbula). Para entendermos melhor o que significa podemos imaginar que a mandíbula é uma caixa e a maxila a tampa. Quando a tampa não recobre a caixa, ou seja, a mordida de baixo é maior do que a de cima, esta mordida está cruzada.
Esta mordida cruzada pode acontecer na região posterior (atrás) de um só lado (unilateral) ou dos 2 lados (bilateral), e até mesmo na região anterior (frente). Pode ocorrer com 1 ou mais dentes, podendo ser de origem esquelética (quando a parte óssea está alterada) ou somente dentária.
A mordida cruzada ocorre devido a vários fatores, tais como:
- Falta de espaço na arcada;
- Respiração oral;
- Mal posicionamento dos dentes;
- Hábitos de chupar o dedo ou chupeta e uso prolongado de mamadeira;
- Hábitos posturais incorretos, como dormir em cima do braço, ou sempre do mesmo lado;
- Fatores genéticos familiares;
- Síndromes: algumas síndromes tem como característica a mordida cruzada;
- Perda precoce dos dentes decíduos;
- Diferença entre o tamanho de dente e o comprimento do arco dentário;
- Anomalias ósseas congênitas;
- Fissuras palatinas, entre outros.
Quando não tratada, a mordida cruzada pode prejudicar o desenvolvimento dos ossos da face, danificando também a articulação mandibular, promovendo desgastes e fraturas nas estruturas dentais e de suporte podendo causar assimetrias faciais.
O tratamento ainda na dentição decídua (dentes de leite) e na dentição mista é o mais indicado, pois os ossos ainda estão em desenvolvimento. Em alguns casos conseguimos observar essa alteração já nos bebês. Quanto antes for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento melhor para a criança, pois a alteração da mordida pode acarretar outros problemas como: alteração de fala (devido ao posicionamento inadequado da língua e dentes), alteração da mastigação e também da respiração, o que acarreta alteração de toda postura facial.
Em adultos o tratamento para mordida cruzada seria somente com aparelhos fixos e, em alguns casos, a mordida cruzada seja de origem esquelética só é possível corrigir através de um procedimento cirúrgico.
Por isso é importante a avaliação de um ortodontista para verificar a oclusão para evitar problemas funcionais e esqueléticos futuros, e quanto antes melhor.
Ortodontista da Clínica Sorrisinhos, Invisalign Doctor
A Dra Tati é muito querida por nossos pacientes. Sempre é recebida com muitos sorrisos e abraços apertados.
Atenciosa e muito didática, suas consultas são super detalhadas.
Ama fazer cursos e sempre atualizada, tanto em novos procedimentos e novos produtos.
Faz atendimento em inglês :)
Para saber mais sobre o currículo, entre no link abaixo: